segunda-feira, 5 de julho de 2010

#SÉRIE DE REPORTAGEM SOBRE CULTURA - parte 1




Comer, beber, fazer... só isso?

Você sabe o que é cultura? A pergunta, aparentemente ingênua, revela uma questão complicada. “Cultura são os meus hábitos. O que eu como, bebo e faço”, essa é a resposta que imediatamente vem à mente. De fato, os hábitos e atos compõem a cultura. Mas a frase entre aspas revela apenas parte do conceito. A cultura é muito mais do que comemos, bebemos e fazemos. É a forma como interagimos com o mundo. E os óculos através do qual o enxergamos...
Darcy Ribeiro, um dos maiores pensadores na área de cultura, a definiu como uma herança social. Para compreendê-la, Darcy dividiu a cultura em três grandes sistemas interdependentes. Foi através do conceito dos sistemas adaptativo, associativo e ideológico que o brasileiro brilhante esmiuçou um conceito de complicada compreensão.
O sistema adaptativo, o primeiro dos três, consiste no provimento da subsistência. É a ação sobre a natureza para produzir as condições materiais de existência das sociedades. Assim, a construção de uma ferramenta, capaz de cortar árvores altas para colher os frutos que estão lá no alto, consiste um exemplo do sistema adaptativo em ação.
O sistema associativo, por sua vez, é o conjunto de modos de organização das relações entre os membros das sociedades. Seja para reprodução biológica, produção e distribuição de bens, além da regulação do convívio social, nenhuma sociedade existiria sem o sistema associativo. Logo, a prática de troca de presentes no dia dos namorados constitui um exemplo do sistema associativo.
Já o sistema ideológico, que compreende as ideias e os sentimentos gerados na experiência coletiva da ordem social, constitui os valores e crenças de uma sociedade. As religiões e as crenças se enquadram no sistema ideológico. Nele, encontra-se uma réplica da realidade, uma simbolização dos outros dois sistemas, sob a óptica daquela sociedade humana. A forma como uma sociedade “vê o mundo”, é o seu sistema ideológico. Portanto, qualquer divergência entre o sistema ideológico (a forma como uma sociedade enxerga o mundo) com algum dos outros dois sistemas (o mundo como ele realmente é), ocasiona sérios problemas àquela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário